KTS

A KTS orgulha-se de anunciar que os turbo-compressores e Cores equipados com compressores MFS começaram a se vendidos em

2010. A tecnologia MFS  é uma das iniciativas da KTS para elevar o padrão de qualidade. Este produto de tecnologia de ponta dá uma excelente durabilidade e desempenho sob altas forças centrifugas usadas hoje em dia nos turbo-compressores.

Porquê MFS… durabilidade e desempenho superiores

Muitos fabricantes OEM de turbos ofereciam MFS apenas como opção. Desde 2010 todos os produtos KTS com compressores abaixo dos 76mm de diâmetro serão equipados com MFS, passando este procedimento a ser standard. A KTS é a primeira empresa que tem uma produção em grande escala com a tecnologia MFS.

O desejo de obtenção de maior potência e torque e de impulsionar o rácio de pressão até  aos 5: 1 levou ao aumento de velocidade de rotação do compressor, e a temperaturas que ultrapassam os limites do material standard utilizado.

Em aplicações que exigem maior robustez, tais como, autocarros urbanos, camiões de distribuição local, máquinas, geradores, retro-escavadoras, etc, estes compressores de alumínio não têm a mesma durabilidade que os compressores MFS em alumínio forjado. Os compressores de alumínio fundido sofrem de problemas de durabilidade, principalmente pelo resultado da fadiga do material, identificados a partir de rastreios a defeitos de fundição tais como óxidos e outras impurezas, ou técnicas de fundição inconsistentes. A altas pressões o turbo pode girar sobre si mesmo ao atingir a velocidade máxima permitida. O compressor <<cresce>> e deforma-se, tocando o contorno do corpo do compressor. Essa alta velocidade de rotação da ponta da lâmina do rotor pode causar vibrações indesejadas, em particular quando a velocidade do rotor varia com frequência. Este comportamento pode resultar em quebra do compressor ou falhas nas lâminas, por sua vez destruindo todo o turbo em fracções de segundo.

 

As ligas de alumínio forjado utilizado nos compressores MFS são processadas mecânicamente não havendo assim defeitos de oxidação (principalmente silicone) que podem estar presentes, e melhora a estrutura dos grãos para melhorar as propriedades de fadiga do material. Os compressores MFS são significativamente mais duráveis devido ao seu maior teor da chamada fina liga de estrutura de grãos o que significa que são mais fortes que os tradicionais compressores. O melhoramento na durabilidade significa também que os compressores MFS podem funcionar a altas exigidas hoje em dia por muitos clientes.

Como são fabricados os compressores MFS?

Os compressores MFS são fabricados usando uma tecnologia com 5 eixos de rotação operando a alta velocidade. Desta forma obtém-se a aerodinâmica ideal da lâmina do compressor, necessária para a melhor performance. Isto significa também que a geometria da roda não está sujeita a variações de fabrico com o tempo. Significa igualmente que durante a fase de desenho da complexa superfície do compressor tudo se pode adaptar rapidamente para um melhor desempenho. A KTS usa avançadas técnicas de modulação oferecidas pelo mais recente software CAD/CAM, e introduz numerosos melhoramentos na aerodinâmica e na estrutura física dos compressores.