Aditivos STANADYNE

A má qualidade do combustível pode danificar componentes do motor, criar gomas nas válvulas e provocar o entupimento dos filtros.

Para solucionar estes problemas a Stanadyne desenvolveu aditivos para minimizar e eliminar os mesmos.

O aditivo Stanadyne ao ser usado no combustível:

  • Melhora a qualidade do combustível reduzindo lamas e outros contaminantes.
  • Limpa e protege os componentes do sistema diesel.
  • Remove vernizes e outros resíduos que possam provocar entupimentos.
  • Aumenta a potência do motor e melhora o respectivo rendimento.
  • Protege o motor contra a corrosão.
  • Ajuda a remover água do combustível.
  • Proporciona um melhor arranque a frio.
A performance de um motor a diesel é directamente controlada pela qualidade do gasóleo utilizado. Para molhorar a qualidade do gasóleo, a STANADYNE – fabricante de sistemas de injecção diesel nº1 nos Estados Unidos, recomenda o uso regular do aditivo para gasóleo “Performance Formula®

A economia de consumo deve-se às múltiplas propriedades físicas e químicas do aditivo “Performance Formula®

Aumento do Índice de Cetano

Aumenta o índice de cetano no gasóleo em 2% a 4% (dependendo da natureza do gasóleo), melhora a combustão no arranque a frio, reduzindo assim o consumo de combustível.

Lubrificação

Contém lubrificantes especiais, que reduzem o desgaste nos sistemas de injecção, evitando desta forma reparações dispendiosas. O ”Performance Formula®” é recomendado para uso especial em gasóleo com baixo teor de enxofre e outros combustíveis derivados, tais como querosene, o jet-fuel, etc.

Protecção no Inverno

Previne o congelamento reduz a solidificação do gasóleo e o entupimento do filtro, garantindo um melhor arranque a frio. Este produto não contém nenhum agente químico seco e melhora o fluxo de gasóleo na sua passagem pelo filtro. Não contém álcool.

Armazenamento e Protecção Anti-corrosão

Graças aos agentes anti-oxidantes, anti-ferrugem, anti-corrosão, bem como agentes estabilizadores do gasóleo, o ”Performance Formula®” previne o deterioramento do sistema de injecção causado pela água ou outros contaminantes.

Tratamentos dos Sistema de Injecção

A continua evolução e o aumento de precisão dos sistemas de injecção, implica um tratamento constante que o aditivo ”Performance Formula®” favorece.

Meio Ambiente

Contém dispersivos para tratar contaminantes como os hidrocarbonetos insolúveis, bem como detergentes de limpeza para atacar gomas e vernizes. Isto traduz-se numa melhor atomização do combustível através do injector e uma melhor mistura ar/combustível na câmara de combustão. Este, por sua vez melhora a combustão do motor, que por sua vez reduz as emissões de gases.

A alta pressão exige precisão

Os sistemas de injecção dos veículos diesel são cada vez mais complexos e tecnicamente sofisticados e, por conseguinte, também mais sensíveis. As peças de alta precisão utilizadas nos veículos modernos têm tolerâncias de fabrico próximas do zero. Estes componentes têm de funcionar como um maquinismo de relojoaria em condições extremas (alta pressão, temperatura e cargas muito elevadas). Até partículas de pó diminutas podem provocar um mal funcionamento, uma avaria dos componentes e inclusivamente danificar o motor. A título de exemplo: O diâmetro médio de um fio de cabelo é de 60μm. A folga do indutor de um injector é de apenas 39 +/-3 μm. Esta é a razão pela qual a limpeza é fundamental quando se trabalha com um sistema de combustível.

Antes de iniciar o trabalho

  • Comprovar que o sistema de combustível está completamente fechado.
  • Inspeccionar visualmente o sistema de combustível para detectar possíveis fugas e danos.
  • Comprovar que o motor está seco e limpo.
  • Limpar o motor e o compartimento do motor.
  • Cobrir os componentes e ligações eléctricos em caso de utilização de jacto de água. Nunca dirigir o jacto de água directamente para os componentes eléctricos.
  • Comprovar que o sistema de combustível está fechado em caso de utilização de secagem com ar comprimido.
  • Tapar imediatamente todas as aberturas dos alojamentos dos componentes retirados.
  • Limpar as peças com um pano limpo. Ter cuidado para não introduzir partículas de sujidade nesta operação.
  • Retirar as peças novas da embalagem original imediatamente antes da sua montagem.
  • Limpar as ferramentas e a maquinaria imediatamente antes de iniciar o trabalho. Utilizar exclusivamente ferramentas em perfeitas condições (sem fissuras no revestimento de crómio).
  • Trabalhar com os componentes retirados, apenas em locais de trabalho adequadamente equipados.
aditivo_gasoleo