Importância do turbo

O turbo é uma turbina alimentada por gases do escape, interligada a um compressor através de um eixo que comprime o ar da admissão para dentro do motor, desta forma conseguimos aumentar a quantidade de ar na câmara de combustão, tendo mais ar significa que podemos injectar mais combustível para poder ser queimado a cada explosão. Por outro lado, ao aumentarmos a pressão de entrada de ar, também aumentamos a pressão de saída, ou seja, temos mais gases de escape que por sua vez farão com que a turbina gire com maior velocidade aumentando a capacidade de compressão. Com um turbo acabamos por aumentar a eficiência do motor dado que aproveitamos a pressão dos gases de escape para aumentar o fluxo de entrada de ar, tornando assim a explosão mais forte e eficiente.

A compressão do ar faz com que este suba de temperatura e ao entrar na câmara de combustão mais quente pode originar numa explosão antes do tempo (pré-ignição) perdendo assim eficiência, daí a importância de arrefecer o ar antes de este entrar para a câmara de combustão. Para isto é utilizado um intercooler, que consiste num radiador por onde o ar passa com o ojectivo de ser arrefecido.

Perda de potência, emissão de fumo preto ou branco, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.